PROJETO "EU QUERO SER DA PAZ"

04/12/2011 09:56

PROJETO “EU QUERO MAIS É SER DA PAZ”

Aconteceu no dia 01 de dezembro de 2011, às 16:00 horas em frente ao Colégio Estadual Líria Micheleto Nichelle a exposição do projeto “Eu quero mais é ser da Paz”, sob a coordenação do artista e educador Guido Salton.

Projeto este que teve como principal objetivo uma intervenção urbana, proporcionando aos alunos do ensino fundamental séries finais (6º à 9º ano) uma reflexão sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A arquitetura desta idéia levou dois meses de preparação, entre bases teóricas e concepções imagéticas, e findando-se  com a manifestação de todos os alunos envolvidos consolidando trabalhos plásticos em frente ao referido colégio.

Toda à intervenção urbana tem como referência poética e estética a arte popular (pop art). A composição imagética foi confeccionada em tapetes feitos de serragem na rua, lembrando a festa católica de Corpus Christi, mencionando releituras de imagens do artista nova-iorquino Keith Hering.

O grafiteiro e artista plástico Keith Hering (1958 - 1990) foi um dos “discípulos” de Andy Warhol (1928 - 1987) que tinha em seu discurso o respeito às diferenças e um traço demasiado simples para a realização de suas obras. Apesar de ter sido mais uma criação da indústria cultural do que um grande artista, sua fama ecoou por todo o mundo e fez fortuna com sua produção. Morreu vitimado pelo AIDS, aos 31 anos.

Para a confecção dos trabalhos e segurança dos alunos a avenida em frente ao colégio foi  fechada parcialmente até a finalização do processo.

Os alunos confeccionaram tapetes com serragem colorida em proporções gigantesca, tendo 3,0 X 2,0 metros que materializaram os desenhos de Hering e ficaram expostos por quatro horas, totalizando 85 trabalhos realizados por 600 alunos. Vale lembrar a participação dos alunos atendidos pelo AEE – Atendimento Educacional Especializado.

O início das atividades aconteceu às 16 horas, terminando com a limpeza da avenida, pelos alunos do período noturno, às 19h30min. 

O dia escolhido para a finalização deste trabalho foi o “Dia Mundial de Prevenção a AIDS”, a escolha desta data é em decorrência da causa mortis do artista, ocorrida por complicações pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Aproveitou-se também desta temática transversal para realizar uma prevenção ao HIV, DST, quebra de preconceitos e respeito às diferenças, dando assim maior foco aos Direitos Humanos.

Maiores informações: Guido Salton (9637-0202 / 8434-0316 )